sexta-feira, 27 de outubro de 2017

BRINCAR É COISA SÉRIA!

Brincar é essencial para o desenvolvimento humano, sobretudo das crianças que, a partir das brincadeiras, vivenciam de maneira lúdica situações comuns à vida adulta e situações imaginárias que promovem cooperação, autonomia e criatividade.

É nessa linha teórica da importância do brincar, tão bem definida por documentos oficiais como o "Currículo integrador da Infância paulistana" e "Diálogos interdisciplinares a caminho da autoria", que são pautadas as ações pedagógicas da EMEF Anna Silveira Pedreira.

Essa opção curricular foi vivenciada com intensidade nos dias 09 e 10/10, quando os/as estudantes de todos os anos escolares puderam confeccionar brinquedos com suas professoras e professores, bem como realizar brincadeiras e atividades diversas, incluindo pintura de rosto, cabelo e produção de Emoji. Um dos destaques da brincadeira foi o uso da cama elástica que deixou os/as estudantes ofegantes e felizes.






As crianças do 1º ano A também tiveram a oportunidade de participar do Projeto Piquenique Literário, organizado pela estagiária Parceira da Aprendizagem Maria juntamente com suas companheiras da Faculdade UniItalo. Nessa data, as crianças ouviram histórias e ganharam livros de presente. O projeto visa incentivar a leitura literária e contribuir com o processo de formação de leitores.


As turmas da manhã e da tarde também assistiram a apresentação de arte marcial da Academia Foshan de Kung Fu Ton Lon estilo Louva a Deus, com o Mestre Luciano e seus discípulos. A plateia vibrou com as performances do grupo. Interessados em aprender essa arte podem entrar em contato com a Academia pelo telefone 94828-5294.



No dia 10/10 as turmas do período da manhã também assistiram ao espetáculo musical "Os Saltimbancos", encenado pelos/as estudantes do Projeto Teatro, ministrado pela Professora Júlia. 



Originalmente, "Os Saltimbancos" foi escrito por Sérgio Bardotti e Luis Enriquez Bacalav inspirados no conto "Os músicos de Bremen", dos Irmãos Grimm. Trata-se de uma alegoria política, na qual o burro representaria os trabalhadores do campo; a galinha, a classe operária; o cachorro, os militares; e a gata, os artistas. O barão, inimigo dos animais, seria a personificação da elite. Em 1977, Chico Buarque, além da criação de canções para transformar a história em um musical traduziu a fábula e a adaptou para o português.

Foi a partir da adaptação de Chico Buarque que os/as estudantes do Projeto Teatro construíram a peça apresentada. A temática atual e a competência de nossos jovens atores e atrizes encantou a plateia. 

No dia 10/10, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) também vivenciou um momento de brincadeiras, comprovando  que brincar não tem idade. Na quadra coberta da escola, os/as estudantes pularam na cama elástica, jogaram queimada, vôlei, basquete e ensaiaram passos de dança (Tudo em companhia dos/das professores e professoras). Depois desses momentos, aproveitaram um saboroso lanche coletivo, acompanharam a homenagem aos mestres pelo dia 15, organizada pelo casal de estudantes Jocilene e Ademar, e jogaram um bingo solidário. A noite foi inesquecível!




Como pudemos perceber, brincar é coisa séria e precisa estar presente no currículo escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião sobre o ANNANOAR e contribua com nosso controle de qualidade.

Lista de estudantes e turmas correspondentes

 Horário turmas da manhã: 7h às 11h45 Horários turmas da tarde: 13h30 às 18h OBS: Nessa primeira semana, os primeiros anos estarão em períod...