A Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia), neste ano de 2017, completou 16 anos de existência e resistência. Para comemorar o sucesso dessa trajetória, a 10ª Mostra Cooperifa trouxe à cena a arte e a poesia das culturas periféricas.
O Anna Silveira esteve amplamente envolvido nesses eventos. No dia 25/10/2017, a escola recebeu, durante o período da manhã, o grupo I'm Free Style e a Cia do Revés com o espetáculo "Na estrada". Estudantes, docentes e funcionários vibraram com a qualidade das apresentações.
A Educação de Jovens e Adultos também participou intensamente da Mostra Cooperifa.
Nos dias 23/10/2017, a EJA esteve na Laje do Zé Batidão, onde os/as estudantes conheceram os cineastas "Renato Cândido" e "Célia Harumi Seki" que contaram sobre o processo de produção de suas obras e seus percursos de estudos na área do Cinema.
A discussão ampliou os temas da falta de representatividade das culturas negras e periféricas no Cinema, uma arte bastante cara e, por isso, pouco acessível às pessoas das periferias. Nesse quesito, Renato Cândido e Célia Harumi são exceções e, para chegarem à conclusão das obras apresentadas, trilharam a ainda trilham caminhos bastante íngremes.
No dia 25/10/2017, os/as estudantes participaram dos encontros poéticos no CEU Campo Limpo, onde tiveram a oportunidade de conhecer os artistas Sérgio Vaz, Xico Sá e Wagner Moura, bem como acompanhar um acalorado debate sobre a relação entre poesia, periferia e questões sociais contemporâneas.
No dia 26/10/2017, a aula aconteceu na Fábrica de Cultura Jd. São Luís com o musical "Farinha com Açúcar", produção do Coletivo Negro. O evento foi emocionante, pois misturou música e poesia à dura realidade da juventude negra das periferias (Ver Mapa da violência 2016.). Jovens e Adultos se reconheceram na trajetória do protagonista.
A Mostra Cooperifa veio ao encontro dos objetivos pedagógicos de nossa Unidade, pois envolveu todos e todas em conhecimentos que ultrapassaram os muros da escola. Que venham outros momentos de aprendizagem!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua opinião sobre o ANNANOAR e contribua com nosso controle de qualidade.