quinta-feira, 5 de outubro de 2017

AULA PASSEIO AO MEMORIAL DA INCLUSÃO: CAMINHOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

No dia 22/09/2017, os/as estudantes dos 4ºs e 5ºs anos tiveram a oportunidade de visitar o Memorial da Inclusão que, em comemoração aos seus cinco anos de inauguração, organizou uma programação especial visando sensibilizar educadores e educandos sobre a importância da quebra de barreiras que, muitas vezes, excluem as pessoas com deficiência de diversos espaços como, por exemplo, a escola.





As crianças e os professores dos 5ºs anos participaram da excursão no período da manhã e os 4ºs anos no período da tarde. O ônibus foi cedido pelo próprio Memorial que também ofereceu uma formação aos Educadores no dia 19/09/2017

No Museu, as crianças vivenciaram experiências sensoriais, físicas  e artísticas relacionadas às deficiências e puderam sentir a dificuldade de cadeirantes, cegos e pessoas sem os membros superiores. 

Eles/elas caminharam com cadeira de rodas, deslocaram-se com venda nos olhos e pintaram usando a boca. Foi uma experiência emocionante que certamente mudou seus olhares sobre as diversas formas de expressão, apesar de determinada deficiência. As crianças que participaram dessa aula passeio compreenderam a deficiência de outra maneira, analisando-a em suas possibilidades e não apenas em suas faltas.

O passeio e a formação ampliaram nosso olhar sobre a questão das deficiências, até mesmo das terminologias, pois a forma considerada hoje mais adequada para nomear alguém com uma deficiência é "pessoa com deficiência", uma vez que ela possui determinada deficiência, não é "deficiente", pois possui também muitas habilidades. 

De maneira geral, a sociedade deve lutar para diminuir as barreiras de acessibilidade, comunicação e atitudes que tornam a vida da pessoa com deficiência ainda mais difícil. 

É importante ressaltar que qualquer pessoa pode vir a ter uma deficiência e garantir direitos é uma responsabilidade de todos e todas. 

As diferenças não podem ser usadas para justificar a desigualdade! 
Essa é uma lição que precisa ser aprendida e compartilhada!!


Temos o direito de ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito de ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza. Daí a necessidade de uma igualdade que reconheça as diferenças e de uma diferença que não produza, alimente ou reproduza as desigualdades.
Boaventura de Souza Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião sobre o ANNANOAR e contribua com nosso controle de qualidade.

Lista de estudantes e turmas correspondentes

 Horário turmas da manhã: 7h às 11h45 Horários turmas da tarde: 13h30 às 18h OBS: Nessa primeira semana, os primeiros anos estarão em períod...