domingo, 28 de abril de 2013

CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) surgiu na Inglaterra a partir da Revolução Industrial, na segunda metade do século XVIII. Com a chegada das máquinas e o aumento no número de acidentes de trabalho, foi necessária a formação de um grupo que pensasse sobre meios de evitar esses acidentes.

A Organização Internacional do Trabalho - OIT - aprovou, em 1921, instrução para a criação de comitês de Segurança às indústrias que tivessem em seus quadros mais de 25 trabalhadores.

Só em 1944, o governo brasileiro adotou as recomendações da OIT por meio do Decreto Lei n.º 7.036, em seu artigo 82, com a criação da CIPA.

Na Prefeitura Municipal de São Paulo, a regulamentação da CIPA ocorreu, em 22/02/1988, com o Decreto n.º 25.383 e se tornou lei em 05/09/2001 por meio da Lei n.º 13.174.

A CIPA tem papel importante no reconhecimento das doenças e acidentes de trabalho e seus objetivos envolvem o desenvolvimento de atividades voltadas à prevenção de acidentes, prevenção de doenças relacionadas ao trabalho e melhoria do ambiente.

Para alcançar esses objetivos, os membros da CIPA precisam ter como características as capacidades de liderança, motivação, comunicação e negociação para que possam:

  •  desenvolver inspeções no ambiente de trabalho, visando detectar os  riscos ocupacionais, 
  • estudar as situações de trabalho potencialmente nocivas à saúde e ao bem-estar dos servidores estabelecendo medidas preventivas ou corretivas para eliminar e/ou neutralizar os riscos existentes,
  • investigar as causas e consequências dos acidentes e doenças associadas ao trabalho, sugerindo medidas corretivas e acompanhando sua execução,
  • discutir sobre os acidentes ocorridos no mês e divulgar o resultado das investigações, 
  • promover a divulgação de normas de segurança e medicina de trabalho, 
  • despertar o interesse dos servidores pela prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, 
  • participar de campanhas de prevenção de acidentes do trabalho,
  • promover a realização de cursos, treinamentos e campanhas que julgar necessárias,
  • promover anualmente a SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho.
As tarefas são muitas, mas todas envolvem a segurança de funcionários, alunos e demais pessoas que convivem ou passam pelo ambiente escolar. Trata-se, portanto, de uma função muito importante que deve ser reconhecida.

Veja abaixo os nomes dos representantes de nossa escola no biênio 2012/2014. 

U.E. EMEF PROFª ANNA SILVEIRA PEDREIRA
COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES
– CIPA .
BIÊNIO: 2012/ 2014
MANDATO : 28/06/2012 a 27/06/2014
PRESIDENTE DA CIPA : ELZA LIMA FERRARI
VICE-PRESIDENTE: ANGELITA SONIA MIRANDA GODINHO
1º SECRETÁRIO: APARECIDA DE FÁTIMA CLEMENTE SILVA
2º SECRETÁRIO: ANGELA MARIA DIAS TRINDADE BONFIM
MEMBRO INDICADO:
ANGELA MARIA DIAS TRINDADE BONFIM
MEMBROS TITULARES:
ELZA LIMA FERRARI
ANGELITA SONIA MIRANDA GODINHO
APARECIDA DE FÁTIMA CLEMENTE SILVA
ANGELA MARIA DIAS TRINDADE BONFIM
MEMBROS SUPLENTES
LUCIMAN MARIA DE SOUSA
CARLOS MAGNO CAVALIERE
MARIA IZILDINHA ALVES FERREIRA
CARINA FERNANDES BENEDUCI
PAULO VICENTE FERREIRA JUNIOR

Publicado no DO de 27/10/2012

Um ambiente seguro e saudável deve ser construído pela ação de cada indivíduo e é bom saber que há uma equipe na escola observando de perto todas essas ações. 

Bom trabalho aos cipeiros!

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