A escola é um local que abarca a diversidade. Este é um de seus pontos positivos, uma vez que garante o acesso a todos à escolarização, entretanto, também acarreta um grande número de situações de conflito em virtude de resistências a algumas regras.
Pensando em aproveitar esses conflitos como oportunidades de aprendizagem, os educadores do Anna resolveram implantar com os alunos do Ciclo II a prática das Assembleias.
Na sexta-feira, dia 15/03/2013, representantes dos alunos, professores e direção reuniram-se para discutir sobre príncipios, regras e valores válidos para as necessidades do período da manhã.
A reunião foi muito proveitosa e demonstrou que os alunos compreendem a importância de algumas regras e sanções, mas também querem fazer parte deste movimento em que podem expor seus pontos de vista e colaborar mais para que as ações escolares sejam bem sucedidas.
Durante as discussões, os temas mais conflituosos se referiram ao uso do uniforme, boné e equipamentos sonoros. Ao final, o grupo chegou a alguns consensos que foram registrados em livro ata e todos reafirmaram o compromisso de manter sua validade no cotidiano.
Os demais períodos também estão promovendo movimentos de discussão de normas de convivência ao longo deste primeiro bimestre.
As professoras do Ciclo I debateram com os alunos em sala de aula de maneira que eles pudessem interagir e reconhecer a necessidade de algumas normas para garantir que a escola seja realmente um espaço de aprendizagem.
Essa também tem sido uma discussão frequente na EJA, na qual a diversidade de faixas etárias, gêneros e interesses fica mais evidente e necessita de constante interação para garantir uma espaço de convivência pacífica. Alunos de todas as salas têm participado de reuniões com os professores nas quais são ouvidos e podem estabelecer acordos de boa convivência no espaço escolar.
Todas essas ações têm proporcionado um ambiente escolar muito mais dinâmico e democrático. Os primeiros frutos já estão sendo colhidos, mas sabemos que o trabalho apenas começou.
Rua Nova do Tuparoquera, 1901 - Jardim São Luís - São Paulo Fones: 5891-1391 / 5891-2980 e-mail: emefaspedreira@sme.prefeitura.sp.gov.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Lista de estudantes e turmas correspondentes
Horário turmas da manhã: 7h às 11h45 Horários turmas da tarde: 13h30 às 18h OBS: Nessa primeira semana, os primeiros anos estarão em períod...
-
Os e as estudantes da Rede Municipal de São Paulo voltam às aulas nessa segunda-feira, 07/02/2022. Acompanhe a seguir a organização das turm...
-
Anna Silveira Pedreira, patrona desta EMEF, nasceu em 1903, na cidade de Piracicaba, SP, onde estudou na escola normal e recebeu, em 1...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua opinião sobre o ANNANOAR e contribua com nosso controle de qualidade.